top of page
  • Foto do escritorPagelar

Confira os principais impactos da quarentena no comércio de restaurantes

O isolamento social imposto para minimizar o contágio pelo Covid-19 pegou todo mundo de surpresa e afetou diretamente diversos segmentos do mercado. No caso do comércio de restaurantes, se tornou urgente a proposta de inovar e buscar novas soluções para sobreviver à crise, manter as vendas em alta e evitar a falência.


As empresas precisaram encontrar maneiras alternativas de trabalhar, mas ainda assim muitas delas sentiram fortemente os impactos da quarentena. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda as consequências do isolamento social para os estabelecimentos alimentícios!


Conheça os impactos da quarentena nas entregas em domicílio

Com os estabelecimentos fechados e a necessidade de se resguardar, os serviços de delivery têm crescido de forma bem considerável. Dessa maneira, mesmo os estabelecimentos que não trabalhavam com entregas precisaram rapidamente se reinventar.


Para isso, as parcerias com aplicativos de entrega e a elaboração de um menu específico para entregas em domicílio se tornaram um imperativo. Por outro lado, as empresas que já estavam bem adaptadas à realização de entregas se beneficiaram muito do período.


Saiba por que algumas empresas decidiram fechar em definitivo seu espaço físico

Um dos maiores impactos da quarentena tem sido a mudança de hábitos, especialmente no que se refere ao comércio e trânsito nos restaurantes. Afinal, a praticidade e a segurança de fazer as refeições em casa, via delivery (ou entregas em domicílio), já vinha despontando como forte tendência. Principalmente nos grandes centros urbanos do país, onde a violência e o congestionamento de carros são maiores.


Além disso, manter um estabelecimento físico de portas abertas envolve tantos gastos que muitas vezes pode não ser interessante para o negócio. Por outro lado, trabalhar unicamente com entregas em domicílio acaba sendo muito mais barato, já que a empresa vai precisar de uma estrutura muito menor.


Nesse contexto, diversos restaurantes optaram por manter as portas fechadas, mesmo depois da quarentena e investir nos serviços de entregas.


Entenda mais sobre a eventual queda no faturamento do comércio de restaurantes

Para aliviar os impactos da quarentena, o governo federal lançou diversas medidas provisórias permitindo a suspensão de contratos de trabalho, a redução da jornada laboral e a antecipação de férias, por exemplo.


Contudo, apesar das tentativas de manter a saúde econômica desses estabelecimentos, os bares e restaurantes tem sido os últimos a serem liberados pelo Executivo estadual e municipal para voltar às atividades. Somando-se a isso, apesar das medidas de espaçamento, higiene e segurança muita gente ainda tem medo e opta espontaneamente por evitar esses lugares.


Por outro lado, para o empresário manter um estabelecimento funcionando com capacidade reduzida e pouco movimento pode ser tremendamente oneroso. Em muitas vezes não compensa, razões aquelas que se tornam verdadeiro impasse e fazem eventualmente o faturamento despencar.


Os impactos da quarentena no comércio de restaurantes têm feito muita gente repensar seus métodos de trabalho. Nesse contexto, as empresas mais preparadas e com maior capacidade de inovação acabam saindo na frente. Portanto, use a criatividade, busque novas possibilidades e explore o mercado de maneira diferente. Afinal, a quarentena também trouxe novas demandas, certo?


Como sua empresa está atravessando esse momento tão difícil? Quer mais dicas interessantes para se reinventar nesse momento que requer um pouco de criatividade e inovação? Siga a gente no Facebook, no Instagram e no YouTube para ter acesso a um conteúdo exclusivo e inspirador.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page