top of page
  • Foto do escritorPagelar

5 dicas de como otimizar espaço em seu restaurante

Aproveitar corretamente a área disponível no restaurante é bom para os negócios e para os clientes. Para que o bom desempenho realmente se confirme, é recomendável realizar os processos de forma estratégica e bem planejada. Por isso, nada melhor que saber como otimizar espaço em restaurante.


Depois de considerar as necessidades e possibilidades específicas do local, vale colocar alguns truques em prática. Ao final, a mudança poderá até reforçar a experiência dos clientes e garantir os melhores resultados para o seu negócio.


Na sequência, veja como otimizar espaço em restaurante e aprenda como aproveitar ao máximo os ambientes!


1. Faça um esboço do layout com características reais

O planejamento é uma parte fundamental dessa otimização e, nesse ponto, vale a pena usar caneta e papel. Mesmo quem não é arquiteto ou especialista em interiores pode planejar o layout de disposição do restaurante, o que facilita a tomada de decisão.


Para acertar, meça as distâncias relevantes, como os tamanhos das paredes e a área útil que pode ser utilizada. Não se esqueça de considerar elementos como bancadas, bar, pilastras e assim por diante.


Após coletar todos os dados, crie um esboço da distribuição com todas essas informações. Ao usar dados reais, será possível ter uma noção realista do que é viável e de quais são as melhores soluções.


2. Aposte em equipamentos sob medida

Na hora de preparar a ambientação do seu estabelecimento aposte em equipamento sob medidas para otimizar o espaço. No caso, utilizar balcões, estufas e vitrines de exposição do tamanho ideal deixará o espaço mais harmonioso e bem aproveitado.


Essa é a opção perfeita para quem deseja um ambiente totalmente otimizado. Esses equipamentos também combinam com outras bancadas existentes, ou seja, todos os itens funcionarão perfeitamente na composição do ambiente. Lembre-se de contar com uma empresa experiente na hora de comprar os seus equipamentos sob medida.


3. Tenha cuidado com a decoração para otimizar espaço em restaurante

Além da própria disposição física de elementos, como mesas e cadeiras, vale a pena ter cuidado extra com a decoração. Ela serve para dar personalidade ao ambiente, mas não deve comprometer mais espaço que o necessário.


Dê preferência para verticalizar os itens se quiser melhorar o uso do lugar. Nichos e quadros são mais indicados do que vasos ou estantes, por exemplo. Assim, a área útil na parte de baixo pode ser usada de um modo diferente.


Também é indispensável pensar na iluminação para valorizar certos pontos e até em elementos multifuncionais. Dessa forma, o visual serve para complementar — e não para atrapalhar — a funcionalidade.


4. Aproveite cada área disponível da melhor maneira

Como a intenção é otimizar espaço em restaurante, não é interessante desperdiçar área útil, certo? Por isso, é conveniente explorar todo canto e lugar que puder ser aproveitado com boa experiência.


Uma divisória entre ambientes pode servir para a instalação de uma bancada coletiva de quem petisca e espera uma mesa, por exemplo. Os cantos podem abrigar mesas mais reservadas e até em formatos diferenciados. A janela que não é explorada pode dar origem a uma bancada de apoio para quem deseja curtir a vista enquanto toma um drinque.


Com o uso de cada ponto disponível, não apenas se amplia a capacidade, como há um reforço na experiência e na autenticidade.


5. Tenha cuidado com o espaço de circulação e uso

Ao otimizar espaço em restaurante, também não se esqueça de um aspecto de grande relevância: o corredor de circulação. Lembre-se de que as pessoas precisarão mover as cadeias ou entrar e sair dos bancos. Há, ainda, a necessidade de movimentação por parte dos garçons e das garçonetes.


Ao dispor mesas e cadeiras, vale fazer testes como se todos estivessem ocupados. Se houver algum bloqueio ou dificuldade de passagem, por quem quer que seja, é hora de repensar a distribuição. Ao agir assim antes de efetivar a mudança, evitam-se muitos problemas e insatisfações com os clientes.


Otimizar espaço em restaurante exige planejamento, estratégia e decisões com foco na experiência. Ao utilizar essas recomendações, vai ser mais fácil aproveitar a área que está disponível no local!


Para não perder nenhuma dica ou novidade, entre em contato no site da Pagelar e fique sempre por dentro!

10 visualizações0 comentário
bottom of page